Turismo divulga belezas do Estado do Rio de Janeiro – Campanha incentiva turista a conhecer cidades próximas à capital e ignoram a Zona Oeste da capital
Os atrativos que os turistas têm à disposição no Rio de Janeiro podem se multiplicar se, aceitando a sugestão da Secretaria de Turismo, pegarem a estrada para viagens curtas. A estratégia tímida da campanha Rio+3 é divulgar, através de um guia, os pontos turísticos de cidades do interior fluminense que ficam até três horas de distância da capital. É o caso da Zona Oeste da Capital que é ignorada.
As praias de Cabo Frio, as montanhas de Petrópolis, as fazendas da época dos barões de Vassouras, no Vale do Paraíba, e o Parque Nacional de Itatiaia, com o magnífico Pico das Agulhas Negras – o ponto mais elevado do estado – são alguns dos passeios sugeridos no guia, que deixa de mostrar na Zona Oeste da capital os parques estadual da Pedra Branca (ponto culminante da cidade) e do Mendanha que abrigam trilhas fantásticas, vulcão extinto, Capela Magdalena com o Cravo do Maestro Roberto Di Regina, Angar do Zeppelin, entre outros que não seduzem os especialistas das secretarias de turismo do estado e município.
Elaborado e editado pela Imprensa Oficial, o Rio+3 propõe roteiros variados, para agradar diferentes gostos, seja por cidades com um conjunto arquitetônico relevante, locais para praticar esportes radicais ou conhecer os festivais e festas populares de determinado município. Cinco regiões são contempladas na publicação: Costa Verde, Agulhas Negras, Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Vale do Café. Falta a da Zona Oeste da capital que deve muito pouco às contempladas e, se fossem reconhecidas, daria oportunidades de trabalho e renda para a população local, carente trabalho e capacitação.
O material é publicado em português, inglês e espanhol, o que permite alcançar um público bem amplo.
Canal de divulgação
– O Rio+3 é trabalhado incansavelmente. É nosso principal canal de divulgação do interior do estado. O guia, com 98 páginas de sugestões de roteiros, está presente em todas as feiras nacionais e internacionais que participamos. Há sugestões de programações históricas, gastronômicas, ecológicas, culturais e praias paradisíacas. A proposta é ampliar e incentivar o turismo de curta distância, muito estimulado internacionalmente, levando os visitantes a conhecerem importantes destinos turísticos do estado – explicou o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.
Além dos pontos turísticos, o Rio+3 é distribuído em hotéis, bares, restaurantes e postos de informações. O material está disponível para consulta online no site da secretaria: www.rj.gov.br/web/setur/principal.